sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

REUNI aprovado na UFF SOB REPRESSÃO!

Após uma intensa e duradoura mobilização estudantil contra o decreto do REUNI, incluindo duas ocupações do prédio da reitoria, uma das quais terminada por causa da ameaça da Polícia Federal contra o movimento, a bancada estudantil havia conquistado que fosse feito um projeto de reestruturação da universidade autônomo, FORA DOS MARCOS DO REUNI.

Mas a reitoria não deixou barato assim. No Conselho Universitário (CUV), impediu que os estudantes indicassem seus próprios representantes que comporiam a comissão para a elaboração do projeto, indicando seus aliados.Dessa forma, o projeto que tem no nome "autônomo" se tornou uma nova cara pro REUNI na UFF - saiu o nome (que não aparece no projeto), ficou a coisa.

Depois de tentar votar o projeto de surpresa num CUV em que ele não estava em pauta, a reitoria tentou passar o rodo novamente na última quarta feira. Passados 15 minutos de conselho, sem nenhuma discussão sólida, o reitor tentou colocar o projeto em votação. Os estudantes, técnicos e professores contrários ao Reuni tentaram impedir a votação, que mais parecia uma reprodução do conselho que aprovou bizarramente o Reuni na UFRJ: no meio do empurra-empurra, o reitor gritava "levantem suas mãos!", pra tentar aprovar o projeto de qualquer jeito.

Depois de se trancar em seu gabinete com seus aliados e - como ele parece adorar fazer - chamar a Polícia Federal, o reitor marcou um novo conselho para hoje, sexta feira. Só que esse conselho foi marcado no Fórum de Justiça de Niterói.E dessa vez a reitoria se superou.A presença massiva da repressão policial já era até esperada, mas nossa...Os conselheiros universitários que eram contrários ao REUNI foram IMPEDIDOS de entrar no Fórum - incluindo professores. A Polícia Militar estava lá pra garantir isso. Foi agressão física, chuva de spray de pimenta, um conselheiro estudantil que tentava entrar na sessão foi detido (mas já solto),...

No site da UFF está: "Projeto de expansão da UFF é aprovado por Conselho Universitário" - obviamente sem nenhuma menção da barbárie que ocorreu no dia de hoje.
Agora é denunciar essa VERGONHA e reverter esse processo absurdo - vai ter troco!

Chega de rodo!
Chega de criminalização dos movimentos!

Nenhum comentário: