quinta-feira, 1 de novembro de 2007

CUV delibera sobre nova data para decisão sobre o REUNI

Remarcado para 7 de novembro CUV extraordinário para decidir sobre o REUNI na UFF

Fica suspensa manobra do Reitor que encaminhava construção de projeto do REUNI da UFF para a Comissão do PDI

Hoje, dia 31 de outubro, realizou-se um Conselho Universitário ordinário, como ocorre em toda última quarta-feira de cada mês. A expectativa diante desse CUV era grande depois das atitudes desastrosas da Reitoria quanto ao debate do REUNI e também por outras pautas importantes na UFF como as vagas dos servidores na composição do CUV e o processo de extinção dos Centros (CEG, CTC, CES e CCM) da Universidade.

A primeira parte do Conselho ficou muito centrada na discussão dos encaminhamentos dados sobre a discussão do REUNI na Universidade, bem como as críticas à maneira como a Administração da Universidade tem se relacionado com os movimentos em luta na Universidade.

Em termos de encaminhamentos concretos foi tirado um novo CUV extraordinário para o dia 7 de novembro, próxima quarta. A pauta desse espaço será unicamente para se discutir os encaminhamentos da UFF sobre o REUNI diante do novo cenário após a retirada de pauta do projeto já elaborado sobre o REUNI na UFF e também da designação dada pelo Reitor a elaboração de um novo projeto a ser votado na Universidade. Deliberou-se que a Comissão de Orçamento e Metas do PDI, espaço designado pelo Reitor para se elaborar o novo projeto, manter-se-á paralisada em seus trabalhos quanto ao projeto até que o CUV decida se será essa comissão, outra, ou ainda nenhuma a se fazer um projeto da UFF que se refira ao REUNI ou autônomo ao REUNI. Sem dúvida, esse encaminhamento é uma vitória do movimento em luta contra REUNI, que impediu que a manobra do Reitor se realizasse. Ficou suspensa a decisão (manobra) do Reitor e qualquer encaminhamento sobre REUNI ou projeto até o Conselho de quarta-feira.

Vaga dos servidores. A pauta de sobre vaga dos servidores no CUV, infelizmente foi impedida de se encaminhar. O Conselheiro Professor Fontana, da Administração, pediu vistas ao processo para emperrá-lo. Essas atitudes são comuns. Diversos outros assuntos quando não são de interesse da Reitoria sofrem esse tipo de postergação com o objetivo de atravancar. Exemplos são as eleições para direção dos Pólos Universitários do interior (Volta Redonda e Rio das Ostras) que já tiveram pedidas vistas seus processos de trâmites por diversas vezes para se postergar os diretores hoje em gestão que são indicações da Reitoria, visto que são os primeiros. Cabo salientar que a principal tarefa desses primeiros diretores, indicados pelo Reitor, era chamar as eleições; e são eles os que impedem a realização das mesmas.

A pauta da extinção dos Centros não teve encaminhamento por falta de quorum que se deu com o desenrolar da reunião. Em Boletim posterior detalharemos essa discussão em conjunto com a que ocorre sobre o estatuto da UFF.

REUNI. Algumas propostas já foram levantadas nesse CUV sobre o REUNI, apesar de que decisões sobre o assunto só acontecerão no CUV extraordinário do dia 7. Polarizou-se a discussão em duas linhas centrais: a construção de um projeto nos marcos do REUNI, segundo o encaminhamento dado pelo Reitor em nota divulgada, e a construção de um projeto autônomo ao REUNI defendida por conselheiros discentes e docentes contrários ao REUNI.

Os estudantes, funcionários e professores em luta, bem como suas respectivas entidades, terão uma tarefa importantíssima na próxima semana: organizar e por na prática uma atuação que faça a Universidade avançar em sua concepção, impedindo a vinculação de qualquer projeto de Universidade às lógicas das metas tão prejudiciais propostas pelo REUNI.

A luta continua! Todos ao CUV dia 7! Ele se realizará na Reitoria, às 9 da manhã. Provavelmente no Cinema. Vamos Barrar o REUNI!

Plenária dos 3 segmentos da UFF dia 6, terça-feira, 18 horas no Serviço Social (Bloco E). Participe!


[retirado de: BOLETIM DCE UFF - http://www.uff. br/dce/boletim31 1007.htm ]

Nenhum comentário: